sábado, 5 de julho de 2008

curiosidades sobre os mosquitos




Mosquito e pernilongo são termos gerais para designar diversos insectos da subordem Nematocera, normalmente dando ênfase para a família Culicidae. Por constituirem uma nomenclatura vulgar, isso é, não tendo as regras da Nomenclatura científica, abarcar diversos taxons como os Mosquito-palha e mosquito-pólvora.
As fêmeas são também conhecidas como melgas ou tropeteiros, designações de carácter popular ou regional.
Como os outros membros da ordem Diptera, os mosquitos têm um par de asas e um par de halteres, que são modificações das asas posteriores usadas como órgãos de equilíbrio. Nos chamados mosquitos a probóscide (tromba) está adaptada para a sucção de líquidos como néctar, seiva ou sangue.

Larvas de Mosquito
Em geral, apresentam dimorfismo sexual acentuado: os machos apresentam antenas plumosas (como pequenas árvores de natal), e as fêmeas apresentam antenas pilosas e são muito mais corpulentas; em quase todas as espécies elas alimentam-se de sangue de vertebrados (incluindo o homem) para maturar seus ovários antes de pôr os ovos.
O tamanho varia, mas é raramente maior que 15 mm. O peso dos mosquitos é apenas de 2 a 2,5 miligramas. Eles conseguem voar de 1,5 a 2,5 km/h. Os mosquitos existem há 170 milhões de anos (Jurássico médio)[carece de fontes?].

] Regionalismos
No Nordeste do Brasil e em Minas Gerais existe a distinção entre mosquito e pernilongo: o primeiro trata-se de pequenas moscas, como as drosófilas; já o segundo recebe o nome de Muriçoca[1].

Nenhum comentário: